Para celebrar 58ª edição do Salone del Mobile di Milano, fabricante de móveis mundialmente conhecida Knoll apresentou uma exposição em comemoração ao centenário da Bauhaus. O projeto expositivo e curadoria foram realizados em parceria entre o OMA / Ippolito Pestellini Laparelli e Domitilla Dardi. O showroom da Knoll, implantado em plena Piazza Bertarlelli no centro de Milão, foi organizado em quatro diferentes espaços interativos que convidam os visitantes a participar e se envolver com o Salone del Mobile que toma as ruas da cidade lombarda neste mês de abril.
Percorrendo os espaços do showroom da Knoll, os visitantes se envolvem em uma experiência direta com os objetos e móveis, os quais criam diferentes narrativas espaciais de acordo com a experiência de cada participante. Comemorando o 100º aniversário da famosa escola alemã, a exposição demonstra a conexão e as influencias da Bauhaus no design de Florence Knoll ao longo da vida da ilustre arquiteta e design norte americana.
Esta exposição é uma tentativa de ilustrar de forma direta e didática às múltiplas relações que conectam as histórias da Bauhaus e da Knoll. Criamos quatro diferentes cenários - um meta-interior - que oferecem aos visitantes a possibilidade de descobrir estas relações a partir da sua própria experiência. As peças mais icônicas desenhadas por Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Florence Knoll coexistem neste espaço metafísico, mesmo porque, eles nunca estiveram separados segundo o ideal moderno de funcionalidade. Desde o nosso primeiro contato com a Knoll e em todos os trabalhos que vieram a seguir, procuramos reinventar o lema da empresa "Modern Always" de uma forma criativa, prestando homenagem à memória das figuras mais influentes do design do século XX. Este ano em que a Bauhaus comemora o seu centenário não podíamos deixar de prestar a nossa homenagem, explorando a sua influencia na construção do modernismo internacional.
- Ippolito Pestellini Laparelli
Ippolito, sócio do OMA desde 2014, é o principal especialista de pesquisa, curadoria, cenografia e preservação histórica do escritório fundado por Rem Koolhaas. Ippolito foi co-curador da 12ª edição do Manifesta em 2018, em Palermo, liderando todas as pesquisas e análises do OMA na cidade siciliana.
Após o término do Salone del Mobile di Milano, que acontece entre os dias 9 e 19 de abril, a exposição “Knoll Celebrates Bauhaus” viajará para Paris, Londres, Tóquio, Seul e Sydney.
Como parte do programa da Semana de Design de Milão, o Salone del Mobile de 2019 contará com mais de 2.000 expositores, desde pequenos estúdios, arquitetos renomados até designers completamente desconhecidos que buscam alavancar as suas carreiras mostrando para o mundo os seus produtos. Os renomados estúdios de arquitetura e design que participam do Salone são, entre outros: Zaha Hadid Design, Renzo Piano, John Pawson e UNStudio.
Via: OMA
What to Expect at the Salone del Mobile 2019
It is officially the time of year when the streets of Milan flood with design enthusiasts, eager to explore cutting-edge innovations and intricate Italian craftsmanship exhibited during Milan Design Week. From the 9th till the 14th of April, ArchDaily, along with 300,000 visitors hailing from countries all across the globe, will exchange ideas and indulge in the most recent furniture, product, and interior design technologies.
Salone del Mobile Milano 2019 | ArchDaily
Learn more about the most important event in the world of furniture.